“Naquela mesa está faltando ele”

Por Mabel Velloso

Mabel Velloso | Crédito: Divulgação

A palavra gastronomia não era conhecida lá em casa. A arte da gastronomia estava em cada um de nós e não sabíamos. A mesa farta, o cheiro da cozinha invadindo a sala, as cores do arco-íris espalhadas nos pratos, os melhores sabores derramados em nossas bocas – tudo estava lá. Conhecíamos bem, tudo era muito íntimo de cada um de nós, a palavra é que não se falava, desconhecida daquela gente simples que vivia intensamente, arrodeando a mesa, sem lembrar o pecado da gula.

Hoje ouço muito dizer que minha mãe pode ser professora de gastronomia! Dizem que nossa mesa é catálogo de gastronomia! Acho graça das falas e continuo vendo os pratos cheios de saber e sabor e agradeço a Deus o tempo que estamos vivendo, agradeço o aprender de cada dia, as palavras bonitas que são títulos de livros e receitas, e até nos fazem chefes de cozinhas.

Antigamente aprendia-se a cozinhar olhando os mais velhos cozinharem. Seguia-se o refrão: “Quanto mais a gente ensina mais aprende o que ensinou…”  As aulas eram sem fim, o aprendizado contínuo, a alquimia dos temperos temperando nossa casa, temperando tantas vidas.

Hoje, nas horas das refeições, uma canção sempre toca meu coração. Parece que, além do tic-tac, do meu peito sai num acorde de saudade: “Naquele mesa está faltando ele , e a saudade dele está doendo em mim.”  Na cabeceira da mesa, minha mãe e em volta meus irmãos, minhas filhas, meus netos, meus sobrinhos, meus amigos não escutam a “canção que me invade”. Por mais saboroso que esteja o prato, por mais doce que esteja a sobremesa, pensando em meu pai, um amargo lembrar tira meu apetite.

Escritora, compositora e professora, Mabel Velloso é baiana de Santo Amaro da Purificação. É irmã dos ícones da MPB Caetano Veloso e Maria Bethânia. Apresenta uma coletânia de mais de dez livros e mais de seis composições gravadas na MPB. Mabel apresentará no Nordeste Bahia Gourmet o  workshop “Receitas de Família”, dia 19 de novembro, às 13h30.

Sobre nordestegourmet

Este blog é um espaço para que chefs e participantes do Nordeste Gourmet - maior evento gastronômico do Nordeste - possam trocar ideias e falar um pouco sobre o que amam - a culinária - com os internautas. Puxe uma cadeira e seja bem vindo!
Esse post foi publicado em Mabel Velloso e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário